quinta-feira, 24 de maio de 2012

As 100 razões para viver bem: MEDITE

A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro, no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. 

Nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado e no futuro. Com a meditação é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. 


A meditação traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Melhora a concentração, diminui os batimentos cardíacos e a frequência respiratória, mantendo o corpo mais calmo e leve. 

A meditação alivia o estresse, diminui a ansiedade e melhora a saúde cardiovascular.

Qual a posição para meditar?
Um posição muito comum é a de lótus (Foto 1), o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Ou pode-se sentar em meio lótus (Foto 2), o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Essa segunda postura é mais fácil para ser realizada pelos iniciantes.


Em um ambiente calmo, fique nesta posição e tente observar sua respiração. Esqueça tudo a sua volta. Solte cada músculo do seu corpo. Um música calma pode ser usada para relaxar. 

Mas se você se interessou e quer mesmo praticar procure um curso ou um grupo de meditação.

A meditação traz uma paz profunda!

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário