segunda-feira, 21 de maio de 2012

As 100 razões para viver bem: DURMA O SUFICIENTE

Nada como uma ótima noite de sono para acordar novo e com mais disposição para enfrentar o dia.

Dormir bem é essencial para a saúde e execução das tarefas do dia-a-dia. O sono é muito importante para revonar as energias, melhorar o metabolismo e consolidar a memória.


O sono é dividido em ciclos. A sonolência e o sono leve fazem parte do sono superficial que são os estágios I e II. Quando o sono se intensifica, estágio III, chamamos de REM (Rapid Eye Movimet, ou seja, movimento rápido dos olhos).

É no sono REM que ocorre o relaxamento completo da musculatura do corpo e esse estágio equivale a 25% do nosso sono. Nesse tempo o corpo relaxa e o conteúdo aprendido durante o dia é processado e armazenado na nossa memória. Mas todos os estágios são importantes para o cérebro.

A quantidade de sono ideal depende de cada pessoa, mas normalmente de 6 a 8 horas são suficientes para ocorrer  o descanso adequado.


Uma noite mal dormida interfere visivelmente no nosso dia-a-dia. Além do humor alterado e a irritação, o cansaço vem com tudo. Por isso é muito importante dormir bem todas as noites.

Algumas dicas que ajudam na hora de dormir:
- Manter o quarto com uma iluminação e temperatura agradáveis;
- Estabeleça horários para dormir e acordar, e se possível respeite seu ritmo biológico;
- Evite cafeína e álcool a noite;
- Tenha hábitos saudáveis: alimente-se bem e faça exercícios físicos regularmente, mas evite se exercitar antes de dormir;
- Não durma durante o dia;
- Faça refeições leves a noite;

Essas dicas são muito úteis para melhorar o sono e se você têm problemas para dormir tente adotar algumas delas. Guarde um tempo para você e lembre-se: dormir é essencial para o bem estar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário