terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Motivação

Estava lendo sobre Daniel Pink e fiquei fascinada pela forma com que ele discursa sobre a motivação. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros dele, mas comecei a me interessar por sua forma de pensar lendo uma matéria na revista Vida Simples.


Pink divide a motivação em níveis bem interessantes e que nos faz rever alguns conceitos sobre coisas corriqueiras que fazemos mecanicamente e coisas que fazemos  porque realmente gostamos.

O fato é que não paramos para pensar no que realmente gostamos de fazer. Talvez porque fomos "empurrados" pela vida a fazer determinadas coisas, o que ocorre com frequência, afinal de contas, a vida prossegue e temos que pagar as contas, criar os filhos, trabalhar, etc.

A vida agitada, as contas para pagar, as responsabilidades do dia-a-dia nem sempre nos dão a chance de pensar se estamos mesmo felizes com a forma que estamos levando a vida. É comum nos sentirmos desmotivados e sem brilho, como naquele dia que toca o despertador e você daria tudo para continuar dormindo e não fazer nada. Porém se isso se torna frequente algo está acontecendo e você deve prestar atenção.

Nestes casos o que falta é a motivação interna, aquela vontade de fazer algo mesmo que não houvesse remuneração, só pelo simples fato de fazer e se sentir bem. Claro que para que essa motivação interna ocorra é necessário estar com as motivações básicas em dia como descreve Pink, ter salário justo, descanso e estabilidade.

Como foi citado na matéria da revista Vida Simples, é preciso acessar seu mundo de desejos e prazeres internos, que ainda continuam dentro de você desde a infância. Sabe aquele sonho de infância??? Então, está lá, pode ser que esteja soterrado pela vida mas está dentro de você, basta se dar a chance de rever sua vida e olhar para dentro de si mesmo.

Para quem se interessar pelo assunto, vou deixar alguns links referentes onde vocês encontrarão mais sobre o assunto.

www.vidasimples.abril.com.br
Livro: Motivação 3.0 - Os novos fatores motivacionais que buscam tanto a realização pessoal quanto profissional, Daniel Pink

Beijos

2 comentários:

  1. Olá Lívia,
    O seu blog é muito interessante e fala de coisas muito importantes para se melhorar a qualidade de vida.E isso muito me interessa,pois estou numa fase de mudança interior,compreendimento da vida.
    Sei que os seus posts vão me ajudar muito.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Drica! Espero ajudá-la com meus posts. Bjao

      Excluir