Pink divide a motivação em níveis bem interessantes e que nos faz rever alguns conceitos sobre coisas corriqueiras que fazemos mecanicamente e coisas que fazemos porque realmente gostamos.
O fato é que não paramos para pensar no que realmente gostamos de fazer. Talvez porque fomos "empurrados" pela vida a fazer determinadas coisas, o que ocorre com frequência, afinal de contas, a vida prossegue e temos que pagar as contas, criar os filhos, trabalhar, etc.
A vida agitada, as contas para pagar, as responsabilidades do dia-a-dia nem sempre nos dão a chance de pensar se estamos mesmo felizes com a forma que estamos levando a vida. É comum nos sentirmos desmotivados e sem brilho, como naquele dia que toca o despertador e você daria tudo para continuar dormindo e não fazer nada. Porém se isso se torna frequente algo está acontecendo e você deve prestar atenção.
Nestes casos o que falta é a motivação interna, aquela vontade de fazer algo mesmo que não houvesse remuneração, só pelo simples fato de fazer e se sentir bem. Claro que para que essa motivação interna ocorra é necessário estar com as motivações básicas em dia como descreve Pink, ter salário justo, descanso e estabilidade.
Para quem se interessar pelo assunto, vou deixar alguns links referentes onde vocês encontrarão mais sobre o assunto.
www.vidasimples.abril.com.br
Livro: Motivação 3.0 - Os novos fatores motivacionais que buscam tanto a realização pessoal quanto profissional, Daniel Pink
Beijos